
A ideia de fazer um “Bibliografia Hípica Portuguesa” nasce da dificuldade de se encontrar, numa só fonte, a descrição completa dos livros publicados em Portugal sobre o tema Hípico e, de alguma forma, dar luz sobre os seus autores quando possível.
Trata-se dum trabalho inédito, pois das bibliografias que possuo, com excepção da que fez D. Diogo de Bragança na parte final do seu magnifico trabalho “Arte Equestre – Picaria Antiga, Equitação Moderna”, em que descreve quase todas as obras por ele conhecidas, os outros autores que conheço limitam-se a fazer uma listagem de obras, quase sempre muito incompletas.
Começarei primeiro por dar uma ideia do existe publicado sobre o tema em Portugal, Espanha e França, já que os espanhóis e os franceses nas suas bibliografias descrevem alguns livros portugueses. A descrição será feita por ordem alfabética do último nome dos autores.
ALVIM, Pedro Maria de Saldanha e Sousa e Mello e; Pedro Falcão de Azevedo – Biblioteca de Arte Equestre D. Diogo de Bragança – VIII Marquês de Marialva, publicado em 2013.
BRAGANÇA, D. Diogo de – Arte Equestre, Picaria Antiga, Equitação Moderna, publicado em 1997, págs. 193 a 203.
CLAVERAS, Agustín Palau. – Bibliografia Hispanica de Vetrinaria y Equitacion, publicado em 1973.
COSTA, Salvador José da – Dicionário Hípico – Vol. I (único), publicado em 1923, págs. 210 a 224.
Equitação e Estudo sobre os Serviços Hípicos – publicado em 1923, págs. 210 a 223.
Palestras Hípicas – publicado em 1903, págs. 12 e 13.
HUTH, Frederik H. – Works on horses and equitation. A bibliographical record of hippology. fac – smile, publicado em 1981.
HUZARD, M. J. – B. – Catalogue des livres, dessins et estampes de la biblioteque de Huzard. Tom. III, publicada em 1842.
MACHADO, Diogo Barbosa. – Biblioteca Lusitana – publicado em 1930 (2ª ed.) – T I , II , III e IV.
PEREIRA, Carlos. – Naissance et Renaissance de l’ Équitation Portugaise – publicado em 2010, págs. 411 a 422.
SILVA, Innocencio Francisco da. – Diccionario Bibliogaphico Portuguez, fac – smile publicado em 1973, Tom. I a XXIII .
TORRECILLA, Marqués de la. – Indice de Biblografia Hípica Española e Portuguesa. – publicado em 1916/21.
Há mais algumas bibliografias sobre o assunto, no entanto só refiro estas por me parecerem mais fáceis de encontrar no mercado livreiro. Outra fonte muito importante para investigação são os catálogos de livreiros e de leilões onde se encontram, entre muitas obras, sobre equitação algumas portuguesas e de grande interesse. Por mero exemplo, vou citar dois livreiros que conheço bem e que publicam catálogos regularmente só sobre o tema de que estamos a tratar. São eles Philippe Deblaise da Librairie PHILIPPICA e Robin Bledsoe Books que podem ser encontrados na internet. Para a semana vamos dar uma ideia da evolução da história do livro sobre o cavalo e equitação.

Merci pour votre précieux travail qui m’a permis de résoudre quelques problèmes. Je prépare une thèse sur le livre de Manoel Carlos De Andrade, Luz sa Liberal e Nobre Arte da Cavallaria, etc. Je suis au tout début de mes recherches.
Encore merci,
avec mes compliments pour votre travail,
sentiments distingués.
Nicole SORIN
CurtirCurtir
Ma cherie Nicole .
Vous connait le livre de Carlos Pereira ” Naissance et Renaissnce de L’Equitation Prtugaise ” . Cet un livre qui peuvent vous aider dans le travail que vous faites . Compliments devoués , J.Ferrão .
CurtirCurtir