INTRODUÇÃO

A ideia de fazer um “Bibliografia Hípica Portuguesa” nasce da dificuldade de se encontrar, numa só fonte, a descrição completa dos livros publicados em Portugal sobre o tema Hípico e, de alguma forma, dar luz sobre os seus autores quando possível.

Trata-se dum trabalho inédito, pois das bibliografias que possuo, com excepção da que fez D. Diogo de Bragança na parte final do seu magnifico trabalho “Arte Equestre – Picaria Antiga, Equitação Moderna”, em que descreve quase todas as obras por ele conhecidas, os outros autores que conheço limitam-se a fazer uma listagem de obras, quase sempre muito incompletas.

Começarei primeiro por dar uma ideia do existe publicado sobre o tema em Portugal, Espanha e França, já que os espanhóis e os franceses nas suas bibliografias descrevem alguns livros portugueses. A descrição será feita por ordem alfabética do último nome dos autores.

ALVIM, Pedro Maria de Saldanha e Sousa e Mello e; Pedro Falcão de Azevedo – Biblioteca de Arte Equestre D. Diogo de Bragança – VIII Marquês de Marialva, publicado em 2013.

BRAGANÇA, D. Diogo de – Arte Equestre, Picaria Antiga, Equitação Moderna, publicado em 1997, págs. 193 a 203.

CLAVERAS, Agustín Palau. – Bibliografia Hispanica de Vetrinaria y Equitacion, publicado em 1973.

COSTA, Salvador José da – Dicionário Hípico – Vol. I (único), publicado em 1923, págs. 210 a 224.

Equitação e Estudo sobre os Serviços Hípicos – publicado em 1923, págs. 210 a 223.

Palestras Hípicas – publicado em 1903, págs. 12 e 13.

HUTH, Frederik H. – Works on horses and equitation. A bibliographical record of hippology. fac – smile, publicado em 1981.

HUZARD, M. J. – B. – Catalogue des livres, dessins et estampes de la biblioteque de Huzard. Tom. III, publicada em 1842.

MACHADO, Diogo Barbosa. – Biblioteca Lusitana – publicado em 1930 (2ª ed.) – T I , II , III e IV.

PEREIRA, Carlos. – Naissance et Renaissance de l’ Équitation Portugaise – publicado em 2010, págs. 411 a 422.

SILVA, Innocencio Francisco da. – Diccionario Bibliogaphico Portuguez, fac – smile publicado em 1973, Tom. I a XXIII .

TORRECILLA, Marqués de la. – Indice de Biblografia Hípica Española e Portuguesa. – publicado em 1916/21.

Há mais algumas bibliografias sobre o assunto, no entanto só refiro estas por me parecerem mais fáceis de encontrar no mercado livreiro. Outra fonte muito importante para investigação são os catálogos de livreiros e de leilões onde se encontram, entre muitas obras, sobre equitação algumas portuguesas e de grande interesse. Por mero exemplo, vou citar dois livreiros que conheço bem e que publicam catálogos regularmente só sobre o tema de que estamos a tratar. São eles Philippe Deblaise da Librairie PHILIPPICA e Robin Bledsoe Books que podem ser encontrados na internet. Para a semana vamos dar uma ideia da evolução da história do livro sobre o cavalo e equitação.

2 comentários em “INTRODUÇÃO

  1. Merci pour votre précieux travail qui m’a permis de résoudre quelques problèmes. Je prépare une thèse sur le livre de Manoel Carlos De Andrade, Luz sa Liberal e Nobre Arte da Cavallaria, etc. Je suis au tout début de mes recherches.
    Encore merci,
    avec mes compliments pour votre travail,
    sentiments distingués.
    Nicole SORIN

    Curtir

Deixe um comentário