A TÍTULO DE PREFÁCIO

Antes de iniciar a descrição bibliográfica dos títulos publicados em português ou noutras línguas, referentes a autores e cavaleiros portugueses, gostaria de vos dar uma ideia de como começou esta aventura do coleccionismo da literatura hípica e afins.

Esta paixão surge por volta dos anos sessenta, quando passava férias em Guimarães, em casa dos meus avós na Casa do Costeado. Nessa altura habitava a casa o meu tio Rodrigo, que tinha já uma notável biblioteca sobre o assunto e também de Agricultura, o que mais tarde me veio a pertencer.

A minha ida para Lisboa para estudar Agronomia aproxima-me mais da práctica da equitação e dá-me a oportunidade de conhecer muitos cavaleiros, criadores e aficcionados de cavalos. E como é normal num jovem universitário, a vontade de saber mais leva-me a procurar nos Alfarrabistas e em algumas Livrarias de Lisboa e Porto, publicações novas e usadas que tratassem deste assunto e tudo que estivesse ligado a este nobre animal.

Desde esses anos de juventude e até hoje, nunca mais deixei de comprar livros e agora com mais facilidade por ter acesso a milhares de livrarias de todo o mundo que vendem on-line e onde aparecem livros raros, algumas verdadeiras preciosidades, não só pelos textos mas também pelas gravuras neles incluídas que são obras de arte. Outro tipo de livros que muito procuro são manuscritos, de que normalmente só existe um único exemplar.

Mas é todo este conjunto que faz uma biblioteca única e que se torna, ao longo dos anos, uma verdadeira paixão.

Foi aqui que tudo começou.

Deixe um comentário