Há cerca de 3500 anos é escrito o primeiro tratado de equitação do mundo, pelo mestre equitador Kikkuly . Está redigido em caracteres cuneiformes, na língua hittita e em placas de argila, que estão hoje traduzidas em francês moderno, num livro editado em 1998, pelas edições Favre, da coleção caracole, dirigida por Jean-Louis Gouraud e que tem como título: «L’Art de Soigner et D’Enntraîner les Chevaux , texte hittite du maitre écuyer Kikkuli.» Outros manuscritos são conhecidos e irei citar alguns que aparecem em estudos publicados sobre o tema.
XII século A.C.: Le Chou King (China)
V século A.C.: Manuscrito acéfalo de Simão de Atenas
IV século A.C.: A Arte Equestre de Xénophon (Grécia)
A data da publicação é cerca do ano 380 e a primeira edição europeia só aparece em Florença no ano de 1516: O livro dos animais de Aristóteles (Grécia)
I século A.C.: O Tratado de Agronomia de Varrão (Roma): As Geórgicas de Vergílio (Roma)
I século D.C.: História Natural de Plínio, o Velho (Roma)
A primeira edição europeia é de Veneza em, 1469
Tratado de Agronomia de Columela (Roma). A primeira edição europeia é de Veneza, em 1472. Seguem-se edições em Francês no ano de 1555 e 1556. Italiano em 1554, 1557, 1559, 1808 e Inglês em 1745.
Poderíamos continuar a citar mais autores, mas penso que não valerá muito a pena pois estas obras estão quase todas inacessíveis. Vou, no entanto, ainda nomear as três primeiras obras escritas em português, sendo que uma delas é considerada por muitos tratadistas o primeiro livro europeu sobre equitação. São eles: «Livro de Alveitaria» do Mestre Giraldo, manuscrito existente na Biblioteca Nacional de Portugal – está dividido em duas partes, na primeira trata das cousas que convem ao Cavallo desde que nasce até que lhe poem a Sella, e o freyo. A segunda trata de toda as infermidades dos Cavallos, e suas curas. Lisboa, 1318.
Este livro fez Affonso Esteves morador em Santarem, Ferrador del-rey, o qual escreve o João de Aveiro morador na Certaà criado que foi do Prior D. Francisco Alvaro Camelo, que Deos perdoe, e foy acabado no anno de N. Senhor Jezus Christo em 1425. Manuscrito existente na Biblioteca Severiana. A Arte de domar os Cavallos, de D.Duarte Rei de Portugal e do Algarve, e senhor de Ceuta.
Manuscrito de 1434 que infelizmente se encontra na Biblioteca Nacional de Paris. Sobre estes três livros voltaremos mais adiante.




Agradável surpresa
CurtirCurtir